sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desert of Athas

Para quem joga RPG com miniaturas, algumas coisas são essenciais, além das próprias miniaturas é claro. E uma destas coisas são os mapas ou a cartografia.

Dependendo de cada Mestre e de cada grupo de RPG isto varia bastante. A grande maioria dos mestres faz um enorme papel quadriculado e simula os terrenos em cima dos mesmos. Outros gostam de usar um plastico sobre o mesmo e usam canetinhas para desenhar os locais por onde os personagens passam sua história.

Outros já preferem mapas mais arrojados. Há alguns anos a Wizards of the Coast lançou uma série de livros chamados Fantastic Locations e com eles deu acesso a muitos mapas ilustrados. Este mapas sempre tiveram duas funções. Primeiramente para o jogo de miniaturas e secondáriamente para o uso em RPG, ou vice-versa dependendo de quem comprava o produto e para qual finalidade.

Atualmente a série foi cancelada, e conseguir mapas ficou apenas por conta de aventuras prontas.

Mas os mapas possuiam um problema, normalmente eram estaticos e não se podia altera-los. Logo se percebeu que os mestres preferiam terrenos mais moldaveis, e com isto surgiu com muito sucesso uma linha de venda promissora. A dos tiles. Traduzindo literalmente, telhas, eu prefiro dizer peças.

Esta linha de peças soltas, possui várias edições, e varias ambientações, e permite ao Mestre moldar os terrenos da maneira que quiser. Normalmente os tiles, eram apenas peças que formavam mapas, mas a partir do lançamento de Desert of Athas, foi incluindo nesta linha alguns objetos  que passaram a interagir de maneira mais especial no jogo.

Em Desert of Athas, além das diversas peças encaixaveis que podem formar o cenario que você quiser, você pode criar uma Tenda, uma escadaria ou ruina, um sarcófago, uma cabana, uma ponte e uma carroça. Estes elementos adicionais dão uma dimensão 3D ao jogo.

Obviamente para ter um cenário enriquecedor você precisará de mais e mais tiles.
ÓÓÓ vida consumidora moderna que me dói tanto no bolso.

Mas verdade seja dita você não precisa de tudo isto, mas com certeza ter mais de um jogo de tiles desta série não vai deixar ninguém triste.

Para fazer com que você saiba exatamente o que vai comprar vou esmiuçar aqui para seu deleite, Desert of Athas.

Desert of Athas, como o nome sugestiona são um conjunto de Tiles que simulam o mundo árido de Athas no cenário de Dark Sun.

O conjunto vem fechado com embalagem plastica e se apresenta conforme a imagem.

A capa, na verdade é apenas um semi-corte, e a imagem de cenário rochoso já é um tile de uso.
São 5 folhas de papel acartonado e resinado com uma espessura densa. Todos as folhas possuem ilustrações frente e verso, e 90% delas são diferentes. Portanto, quando você irá montar seu cenário, poderá escolher a ilustração de um ou de outro lado da mesma peça.


O processo para destacar os tiles é muito simples, basta precionar e tile se soltara da lâmina principal. Não jogue fora os "esqueletos" das lâminas sem os tiles. Ao final de uma sessão quando você precisar guarda-los basta reposicionar os mesmos na lamina original que eles ficam bem seguros.

Com todas peças separadas, você inicia o processo de criação de seu mapa. É como montar um quebra-cabeça com peças irregulares. Note que nem todas as peças possuem desenho de conjunção, então pode ser possivel que ao montar seu cenário, nem toda visualização fique 100%. Alguns tiles podem ser usados para se sobrepor. Por exemplo você pode pegar o tile de uma árvore e coloca-lo sobre um tile de arenoso maior.

Quando você tiver seu cenário montado, você pode iniciar a construção de suas peças 3D. Diferente da maioria dos tiles, estas peças possuem pequenos filetes que devem ser destacados para possibilitar os encaixes de montagem de uma peça a outra.

Quando você tiver separado todas as peças e retirado todos os filetes, você inicia o processo de montagem do cenário. É realmente muito fácil e simples. Minha filha de apenas 4 anos montou e desmontou o cenário várias vezes. Alias é realmente muito interessante para crianças e para desenvolver raciocinio lógico.

Em poucos minutos você vai ter montado suas peças 3D.
Com a peça montada basta você coloca-la onde quiser no "mapa" que você criou para que você imediatamente perceba o quanto de enriquecimento este pequeno objeto agrega ao cenário.

Rapidamente você ira montar todas as peças a sua disposição e irá encaixa-las para montar o cenário que desejar. Abaixo eu montei um cenario de exemplo.

Com o cenário concluido, e muito natural que a primeira coisa que você deseje fazer é inserir no mesmo miniaturas. Como o cenário é de Dark Sun eu cometi algumas gafes pois coloquei justamente um grupo de Zhentarins para testar o mesmo. A meu favor eu tenho o alibi de que coloquei um herói Thri-Kreen, raça típica do cenário, na montagem.



O Resultado fica realmente muito bom. Considerando que você podera montar e remontar seu cenário algumas vezes, o uso dos Tiles é interessante, mas apenas 1 jogo não será o suficiente, ao menos não para longas campanhas e obviamente cenários diversos.

Outra opção interessante para uma ampliação e maximização no uso destes tiles é você adicioná-los como forma de alterar mapas já existentes.

Este uso tem grandes vantagens. Primeiro é que você pode alterar drasticamente um único cenário, que seria base, segundo é que você pode fazer com que a área de exploração aumente, e terceiro a possibilidade de aproveitamento dos tiles é maior.

Finalizando então esta matéria, concluo com uma imagem que mistura um mapa de jogo de RPG, ampliado e modificado com o uso de Tiles. Fica realmente excelente.

2 comentários:

  1. Onde comprar? qto vale? qtos modelos existem?

    ResponderExcluir
  2. Olá Washington.

    Cara, se eu disser um número de quantos foram lançados eu estaria mentindo. A principio eu sei que existem uns com mais peças e com menos peças. Eu tenho o Desert of Athas e esta para chegar Caverns of Icewinddale, estes eu terei na minha loja por R$ 35,00 cada, mas ainda não tenho eles em estoque. Acredito que lojas especializadas e de importação possam tê-los para vender por aqui.

    Abs,
    Papa

    ResponderExcluir