sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Doppelganger e Pegasus

Esta semana foi puxada. Trabalho estava (está) bem estressante. Muita coisa tendo que ser feita de última hora. E no meio disto tudo arrumei um tempo para ir criando mais algumas peças para o meu Set de miniaturas. Desenvolvi duas miniaturas esta semana e ambas ficaram prontas hoje. Fui alternando o trabalho em uma criatura depois em outra. E me atrevo a dizer novamente que ficaram dois trabalhos bem distintos e legais.


Doppelganger


Lembro que uma campanha de RPG que montei a muito tempo atrás onde criei um mote com doppelgangers. Toda a idéia era a seguinte. Os aventureiros iniciaram a campanha e iam evoluindo fazendo uma série de coisas, que eventualmente não se mostravam com o final esperado, e assim ia, até o dia em que todos descobriram que na verade eram doppelgangers, e os personagens originais estavam trancafiados. Ou seja tudo o que passaram no inicio não foi bem heróico. Foi absolutamente sensacional.

Doppelgangers são transmutadores naturais excelentes, podem passar pela multidão despercebidos, podem mudar de forma, ser quem quiser a vontade. Quando pensei na criação da miniatura do doppelganger meu maior desafio estava em como eu QUERIA que fosse a miniatura. Eu sinceramente não sabia.


Iniciei uma pesquisa onde pesquisei imagens de doppelgangers. Estas são as que mais me agradaram.








Após a seleção e escolha das imagens iniciei o processo de procura de qual miniatura seria a mais indicada. E achei a perfeita. O choker de Dangerous Delves. A miniatura era tão perfeita que eu só precisaria pintá-la de cinza. Mas ai seria fácil demais. E eu sinceramente não gosto de coisas fáceis.

Decidi, que o meu doppelganger seria uma miniatura que mais do que mostrar a criatura, deveria mostrar também o seu processo de transformação/metamorfose. Neste ponto eu iniciei minha segunda pesquisa e esta se mostrou muito mais trabalhosa. Eu queria uma criatura que se encaixe-se de forma interessante e que se desse a impressão correta da transformação. Observei inumeras criaturas, mas nada se encaixava.

Percebi que as criaturas mais acertadas seriam humanos e elfos. Acabei achando que a miniatura mais indicada seria o Delver Sergent, mas as diversas simulações que eu fiz não deram certo. Outro agravante é que o Choker não segurava nenhuma arma, e a grande maioria das minis vinham com armas e isto me dificultava. Foi então que achei o que eu queria entre os anões. Dwarf Brawler!




A simulação inicial que eu fiz ficou tão perfeita, que eu não tive dúvidas, cortei ambas imediatamente. Com as duas minis sem a base foi absolutamente notavel perceber como elas se encaixavam da forma adequada. A modificação mais consideravel na miniatura se encontrava em reduzir o braço direito do choker que é projetado a frente e excessivamente longo.


Primeira coisa que fiz antes de cortar o braço foi fazer uma base geral de cinza no choker. Feito isto em seguida corte o braço e simulei a nova posição de forma adequada.




Cortei o braço em duas partes, e com a ajuda da simulaçao escolhi a melhor juñção para o mesmo. Resolvi fazer o braço dobrado, para isto é necessário dar um talho em "/" em dois pontos do braço.





A imagem acima mostra o primeiro talho e o posicionamento já simulando e prospectando o segundo talho para que o braço se encaixa-se de forma correta.

Outro detalhe importante desta miniatura era o efeito da metamorfo-se. Acredito que o mais indicado seria uma espécie de mescla, derretimento, fusão entre as duas miniaturas. Mas eu não tinha muita idéia (não tenho alias) de como realizar isto. Decidi que eu poderia criar isto simulando um brilho, um clarão, algo assim entre as duas criaturas. Esta idéia foi pensada logo no momento em que eu já havia feito simulações com o choker e o brawler. E eu tinha uma miniatura perfeita. A poucos dias atras eu havia pegado a bola de gelo de um Blazing Skeleton de Against the Giants remodelado para o jogo de tabuleiro Ravenloft. Foi batata, peguei a miniatura e fiz nova simulação e gostei dos resultados. Mais tarde iniciei as aplicações de vários cristais na criatura para completar ela.




E muitas horas depois, (muitas horas mesmo, foi a mini que me deu mais trabalho até o momento) finalmente conclui, o Doppelganger.


Segue agora uma sequência de imagens comparando o Doppelganger com sua miniatura original o choker.

















Eis a ficha do Doppelgander para Skirmisher:

 Seguem agora imagens apenas da criatura e algumas curiosidades sobre este remodelo.


1) Esta miniatura bateu o recorde de tempo para ser concluida. Eu não tenho uma idéia exata, mas acredito seinceramente que foram gastos umas 6 horas nela.


2) Foram usadas 3 miniaturas para produzir Doppelganger; são elas: Choker, Dwarf Brawler e Blazing Skeleton de Ravenloft.


3) O trabalho demorado na criação desta miniatura se encontrou no encaixe dos "cristais" que simulam o efeito da transformação/metamorfose do doppelganger.


4) Foram feitas inumeras lascas, e filamentos, para preencher e "casar" os cristais da maneira mais adequada possivel aos sulcos que dão vazão ao local que indica o caminho que a metamorfose ocorre.


5) O dwarf brawler encaixa perfeitamente seu corpo no corpo do choker, facilitando o processo de montagem enormemente.


6) O doppelgander possui largura de 30mm por 22mm de profundidade e altura de 25mm difernciando-se apenas na profundidade do choker onde este possui 34 mm por conta de seu braço esticado.




















Concluido o processo do Doppelganger, vamos continuar agora falando da segunda mini que construi esta semana. O Pegasus.


Bom pensar em criar um pegasso novo foi algo realmente fácil e com um propósito. Conseguir de volta a miniatura do Pegasus Celestial que minha filha Júlia se apossou. Negociando com ela disse que faria um Pegasso novo se ela me devolvesse o meu original de Angelfire e ela concordou. O problema todo é que gostei tanto do resultado final do meu pegasso que não sei se quero a troca.


Para criar o novo pegasso a escolha das miniaturs foi muito fácil. O unicórnio de Dangerous Delves era a miniatura perfeita para o corpo da criatura alada, só me faltavam mesmo as asas. Tive várias opções a mão mas o que mais me agradou foram as asas do hippogrifo também de Dangerous Delves.






A primeira coisa a fazer foi tirar o chifre do unicornio e cortar as asas do hippogrifo. Tendo o corpo e as duas asas em mãos fiz algumas simulações de posicões.




Ocorreu então que eu achei a moldura das asas péssimas. Elas ficavam arqueadas demais. Resolvi então remodelar, para que ficassem mais abertas. Para isto fervi água, e deixei-a muito quente. Na sequencia mergulhei ambas as asas na água fervente e as deixei por alguns minutos. Após com a ajuda de um alicate retirei cada uma delas da água fervente e rapidamente moldei ambas para a o posição que eu gostaria. As miniaturas ficam estremamente moles neste processo. Em seguida mergulhei ambas as asas em um vasilhame cheio de água gelada, com muitos cubos de gelo, e fiquei segurando ambas por alguns minutos. O choque térmico então endureceu as asas na posição que eu queria. Em sequida iniciei a pintura base nas asas e no unicórnio.


Após a aplicação da pintura base e ainda com as partes separadas iniciei o processo de pintura da nova criatura, já com as cores finais da mesma.


 
O próximo passo foi fazer as mensurações necessárias e marcar os pontos onde eu fixaria as novas asas. Com isto determinado, perfurei as laterais do unicórnio e fiz pequenos furos nas asas. Na sequencia coloquei pequenos ferinhos (oriundos de um clips) que serviram de encaixe e suporte para a fixação das partes.

Com os encaixes concluidos, fixei as asas do hippogrifo no antigo unicornio, dei novos toques a pintura e conclui o pegasus.

Seguem agora imagens comparativas entre o pegasus e as miniaturas originais.









E finalizando os trabalhos da semana apresento agora o pegasso e algumas curiosidades sobre a construção da peça.

1) Apenas duas miniaturas foram necessárias: Unicórnio e Hippogriff, ambos de Dangerous Delves.

2) As asas do hippogriff foram remodeladas em água fervente e depois em água gelada.

3) As cores do pegasus, foram escolhidas pela minha filha que é fã do desenho da Disney; Hércules, e por conta disso arrematou meu Pegasso Celestial e minha Fen Hydra, para sua coleção pessoal de brinquedos.

4) O pegasus possui 60mm de profundidade, um pouco menor que o unicórnio original pois este possuia seu chifre. Possui 130mm de envergadura, simplesmente o dobro do Hippogriff. A miniatura ficou realmente grande por conta das  asas. E 75 mm de altura por conta da curvatura que a asa esquerda confere a miniatura.

5) Devo confessar que gosto muito de ver esta miniatura de cima. Alias segue uma imagem desta vista para finalizar.

Agora seguem as imagens solo da nova criatura.









Concluindo com a ficha do Pegasus para Skirmisher:




7 comentários:

  1. Cara, ótimas conversões. Fico de olho no blog só pra ver essa adaptações e a história do povo da fúria que também tenho acompanhado desde o início.

    ResponderExcluir
  2. papa, ficou lindo pegassus ( alias onde vc achou esse nome? nas minhas pesquisas soh aparece PEGASUS ), a pintura ficou absurda de boa.
    Só acho que vc podia ter dado um remold no unicorn, pra ficar numa posição diferente, descaracterizaria que já foi um unicornio.
    Outra coisa, pq vc não faz outra dessa e troca com sua filha? dae resolve seu problema.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas opiniões pessoal.
    Sobre o erro no nome, eu já havia notado ontem quando fiz a ficha de skirmisher, mas não deu tempo pra corrigir todo o texto.
    Acho que fazer um terceiro pegasus ia dar mais confusão ainda, já que a Júlia agora resolveu que quer os dois! hehehehehe.

    ResponderExcluir
  4. Hahauah, é faz outro igual e compra um celestial e pronto, 1 pra cada, repetido provavelmente não vai chamar tanto a atenção dela.

    ResponderExcluir
  5. Algumas observações sobre a ficha do Doppelganger:

    Gostei muito no quesito inovação, mas por si só até que é fraquinha. Acho que a melhor utilização dele é copiando um Skullcleave Warrior, pra ficar AC 26, DEF 22 e Speed 6;
    Nesse caso a AC ficaria melhor que todas peças de custo 26, as defesas melhores que a maioria e o speed na média, mas não teria a vantagem do 50% contra ataques, nem de +5 no dano.
    No fundo achei fraquinha mesmo, deveria custar uns 18 pontos no máximo, do jeito que está, um human sellsword é mais barato e mais útil na maioria dos casos, pq vc corre o risto da warband do oponente nem ter criaturas do tipo que ela pode copiar, dae as duas habilidades legais delas ficam inúteis.
    É estranho ela não ter os próprios stats, afinal doppleganger do livro dos monstros anda, se defende e ataca sem precisar copiar ninguem, o shape é um boost, do jeito que tá ae, se tomar um blinded antes de ativar, tá ferrada; Fora que, a exemplo do Fallen conrade, uma criatura sem AC deveria ter o defeito "incapacitated, e tomar críticos automáticos até copiar algo, pra ver como tá estranho não ter os próprios stats, pois até um objeto tem AC.
    No Change Shape, não devia estar escrito que ela ganha o tipo da criatura em adição ao próprio tipo até usar Change Shape novamente? Não seria lá de grande utilidade, mas as vezes poderia se beneficiar de ganhar alguns bonus por tipo; o único problema é que pode dar confução com equips, montaria, etc que dependem de tipo.
    E no Change Shape tbm, deveriam estar em ordem alfabética os tipos, assim: dwarf, elf, half-elf, half-orc, hobgoblin, human, humanoid and orc.

    Sobre a Ficha do Pégasus:

    Essa ficou muito show, habilidades inovadores e muito úteis em mapas de floresta.
    Acho que o texto da habilidade "Pekking from Above" deveria ficar assim: Aura 10. This creature and this creature rider treat Forest terrain "in aura" as Clear terrain. Observe que na ficha tá escrito foRRest terrain, errinho de digitação ae, e o detalhe é que o terreno precisa estar em aura, senão a aura 10 serve pra que?
    Sobre a habilidade "Eyes on the battlefield", que que é isso? esse cavalo é aquele do desenho "Enrolados"? kkk, pq esse bicho acha inimigos hide? ele Fareja? hauahauaha, legal a habilidade, só achei estranho isso num cavalo, tá é um cavalo que voa, mas ainda é um cavalo. kk, mas é brincadeira, entendi que ele ve os inimigos por cima, por isso não tem cobertura pra usar hide, achei muito legal essa habilidade.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários Washington.
    A idéia por tras do doppelganger é realmente fazer um ele uma cópia de alguem. Eu queria ele bem flavor sobre a principal habilidade dele mesmo.

    Note que o custo de 26 é baseado principalmente na capacidade de "infiltração" dele no bando inimigo. Esta capacidade esta "mascarada" sutilmente no seguinte. Se vc copiar a forma de um adversario, este vai ter q rolar para te atacar (acertar AC, Def e tal) e ainda rolar novamente um d20, se tirar 10 ou menos ele erra o ataque. É melhor que conceal, pois ignora inclusive um blindsight por exemplo. Claro, vc tem q ter a sorte de ter um inimigo destes do outro lado.

    Ainda assim, acho q ele dá um estilo diferente pro jogo. Já que suas ACs,Defs vão ser sempre moldáveis. Por exemplo, vc pode no inicio do jogo copiar um Elf warsinger inimigo para ter mais speed, e ir mais rapido pro combate, fazendo com q seu inimigo precise rolar o d20 e ter sorte senão erra o ataque. Na proxima rodada vc pode, assumir a forma de uma aliado como a bolraza por exemplo para atacar com +18 para 20 de dano.

    Logo os 26 pontos são mais por conta da capacidade de sobrevivencia.

    A idéia do pegasso é realmente esta, ele observa de cima quem esta escondindo no meio da floresta!

    obrigado pelo aviso do erro no card. Ao final da coleção quero lançar um pdf com todos eles juntos então vou dar uma observada até lá.

    abraços,
    papa

    ResponderExcluir
  7. Apenas um adendo sobre o pegasso. Sim o terreno precisa estar na aura, e estando na aura deixa de ser floresta para o pegasso e o rider. Isto permite por exemplo que um arqueiro ataque um alvo no meio da floresta pois agora ele tem los para ele.

    ResponderExcluir