segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Guerra dos Beholders - Épico

Guerra dos Beholders - Final - Beholder Olho Tyrano


Chegamos ao último dos Beholders do Beholder´s Collector Set. Devo dizer antes de mais nada que esta criatura para mim foi a grande surpresa do box, em se tratando das estatisticas.

Digo isto porque a Guilda tinha o costume de deixar as mesmas estatisticas para criaturas iguais inclusive com repaints diferentes como era o caso das criaturas de PHH1 e PHH2 que apesarem de terem nova roupagem ficaram com as mesmas estatisticas.

Quando foi anunciado que este set teria estatisticas próprias a única criatura que eu não esperava tendo algo exclusivo para si era esta, visto que diferente das outras esta não tinha absolutamente nada de diferente de seu predecessor lançado de Dangerous Delves.

E foi ai que a Guilda me surpreendeu criando estatisticas épicas para o monstro. Achei barbaro a idéia.

Dito isto, vamos a análise costumeira das estatisticas da peça. Devo confessar que jogos épicos não são bem a minha área, mas vamos lá.

Nosso amigo de multi-olhos começa custando 222 pontos, uma pontuação intermediaria para épico, nem muito caro, nem muito barato. É possivel com esta pontunação colocar outra criatura na casa dos 150-200 pontos.

Por seus 222 pontos o Olho Tirano nos oferece AC 34, Vontade 36 e as demais defesas 33. Dentro de jogos épicos e de seu custo um bom começo.

Para variar a velocidade de nosso amigo não é das melhores. O 5 só é compensado porque ele tem vôo.

Os pontos de vida estão dentro do custo. 175 é uma boa pontuação para 222 pontos.

Vamos para as ações de ataque.

O ataque base do beholder causa 25 pontos de dano. Eu sempre acho q criaturas épicas deveriam partir seu dano a iniciais de 30, portanto nada impressionante. Da mesma o bonus para acerto de +23 não é lá grandes coisas, ainda mais se o coitado pega na frente um Drizzt, com AC 39. Só precisa rolar 16+ pra acertar o elfo.

Mas verdade seja dita, ninguém espera que um beholder seja bom em combate corpo a corpo. Beholders são atiradores. Bons a distância. Os caras tem 10 olhos pra te bombardear com poderes diferentes hora esta.

Seu primeiro ataque ranged é uma minor action que deixa o inimigo blinded. Mais ou menos, o to hit é mediano apenas +22 contra Reflexos, outro agravante é a distancia máxima do ataque (range 10) que é de dez quadradods. O bom é que é uma minor action.

No segundo ataque temos um ataque de rajada 4 (close 4). Agora eu não estou entendendo o porque desta diminuição no tamanho da area destes ataques. Podia ser 5 hein? não custaria nada.
Pra piorar acho que se enganaram no bônus do to hit...apenas +18? Putz se pega o Drizzt na frente só precisa rolar 19+ pra acertar. Não pode ser sério isto. Bom o dano não é lá grandes coisas, mas tem dazed e é uma minor action. Infelizmente o ataque tem mais contra do que prós então não ficou muito bom.

A ultima ação de ataque do nosso amigo é um ataque em area de de raio 1 no alcance da visão. O to hit melhorou consideravelmente em relação ao ataques anterior mas parou nos +22 contra Will. Pelo menos não é +18. Bom estes 4 pontos de diferença no ataque ajudam bastante. Mas o que melhorou foi o dano. 35 pontos de dano, com deslize de 1 quadrado. Muito bom ataque.

Vamos para os poderes.
Multi tarefas me parece excelente. O Tirano pode tomar uma Minor action adicional por turno, inclusive se estiver pasmo (dazed) ou confuso (confused). Logo será possivel para nosso amigo realizar até 4 ataques por rodada. 1 minor inicial, 1 minor no lugar da move, 1 attack action ou uma minor no lugar da atack action e 1 minor adicional. WOW! Com isto nosso amigo passa de uma criatura mediana para uma criatura interessante. A possibilidade de várias rolagens de dado sempre é favoravel e meche consideravelmente com o fator sorte no jogo. Excelente.

Nosso próximo poder é uma aura de opressão 4. Nesta aura inimigos que iniciam seu turno em até 4 quadrados sofrem 10 de dano psiquico automaticamente. Muito bom.

E o último poder do nosso amigo Deft Dodge, é uma defesa muito interessante. Quando ele for alvo de um ataque poderá se esquivar deslizando até 3 quadrados. Isto pode fazer com que ele sai da area de um ataque em area, de um ataque próximo (close), da visão de um ataque ranged, ou mesmo do alcance de um ataque corpo a corpo. Pena que é só uma vez. Muito bom também.

No final os poderes do Beholders salvaram a criatura e a tornaram uma peça tática e com poder de fogo muito bom.

A criatura precisa de alguns incrementos no seu poder de ataque, e com isto se tornará excelente.

Bando de Guerra:
Beholder Eye Tirant, Neogi Slaver x2, Foulspawn Seer, Neogi Great Old Master, Duergar Guard, e buchas de 3 pontos ou 5 pontos.

A idéia do bando é deixar o to hit do Beholder e do NGOM  aumentado.
Inicie a rodada, fazendo ataques a distância de forma segura com o beholder e o neogi utilizando seus ataques em area. A partir da segunda rodada (talvez possa ser feito na primeira), você deve usar o Enslaving Bolt do neogi.
Nesta sequencia é feito o disparo do NGOM dominando sua vitima (de preferencia um inimigo e custo médio (80 pts ou mais) e o deslizando o mais próximo possivel do seu bando. Quando a criatura ativar (se possivel antes do Beholder) se ela não estiver ao alcance dos poderes do beholder aproxime a criatura mais 4 quadrados. Então use o foulspawn para posicionar nosso amigo 4 olhos a 3 squares do inimigo e use os 4 ações a disposição. Primeiro Cegar, depois 1 minor de cone no lugar da move, depois tiro de area e finaliza com mais uma minor de cone extra.

Use o teleporte mais defensivametne e inclusive considere usar o cp de +10 de dano de um Aberrant vs inimigos. Com a criatura bloodada os cps dos Neogis Slavers podem ser determinantes. Principalmente se você acertar dois ataques diferentes do Beholder Tirano. Neste caso você poderá usar 1 cp de cada Neogi Slaver em cada um dos diferentes ataques totalizando +30 de dano. Atenção, isto não pode ocorrer em apenas 1 ataque, pois neste caso um mesmo cp não pode afetar a mesma criatura no mesmo turno no mesmo momento. Por isto a vantagem das minors do beholder. Como cada ataque é considerado separadamente, você pode atacar com uma ação de ataque e aplicar um cp de um neogi slaver, e se acertar com outro ataque com o do segundo neogi slaver. Um mesmo campeão não pode afetar com o mesmo cp um aliado 2 vezes no mesmo turno. Mas dois campeões iguais podem afeta-lo em ações diferentes com o mesmo cp no mesmo turno.

Fraquesas: Bandos Defensivos e fator sorte. Infelizmente as ações de ataque do Beholder não possuem um to hit tão eficiente. Só precisamos comparar com o Neogi que custa a metade para ver isto. Com isto se o adversario possuir defesas muito altas você pode não ter realmente muitas chances. Ainda assim é um bando competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário