sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Miniaturas para RPG Pathfinder (Pathfinder Miniatures)

Com o anúncio do fim da linha de miniaturas oficiais de D&D final do ano passado pela Wizards of the Coast, poucas coisas novas chegaram ao mercado em 2011. Praticamente para os fãs de miniaturas o ano foi realmente fraco, apenas marcado pelo lançamento de boardgames como Conquest of Nerath com miniaturas em escala pequenas demais para serem aproveitadas em jogos de RPG ou Skirmisher e Legends of Drizzt com mais relançamentos do que novidades. E o pior: sem pinturas.


Mas a lacuna deixada pela Wizards não passou despercebida. Na metade deste ano se iniciou rumores de que a Paizo estava fabricando uma linha própria de miniaturas pintadas para RPG. A empresa já possui uma linha sem pintura, mas o anúncio de minis tridimencionais em cores causou furor nos fóruns de miniaturas.


O anúncio provocou divisões claras, entre os defensores do sistema e os antigos usúarios de minis D&D. Mas a maior verdade que ficou é que todos estavam curiosos para ver como seriam estas miniaturas. As primeiras imagens apresentadas no inicio do ano agradaram mais o público do sistema de Pathfinder do que outros usuários de miniaturas. Eram modelos 3D gerados em programas gráficos, ainda não eram os produtos finais.


Os jogadores de Pathfinder logo reconheceram personagens icones do jogo e foram seduzidos, mas os outros usúarios viram figuras 3D elaboradas demais que pareciam fugir ao sistema.


Agora a apenas 1 mês do lançamento oficial dos produtos no mercado várias imagens dos produtos finais já puderam ser vistas, e uma coisa ficou provada. Para fãs de miniaturas, não importa o sistema, desde que bem feitas e com boas esculturas todas as miniaturas sempre terão seu espaço.


As novas minis de Pathfinder estão sendo aguardadas com ansiedade pela comunidade.


Se existe um porém, eu diria que se encontra na distribuição. As miniaturas de Pathfinder vem em caixas individuais randômicas. Em um booster simples você pode ganhar 1 miniatura média ou 2 pequenas e em um booster grande 1 criatura grande.


As miniaturas são colecionáveis e exatamente como o sistema de coleção de D&D também possui escala de raridades dentre as suas que são: comuns, incomuns e raras.


Embora não seja de todo ruim, acredito que a dificuldade se encontrará na vontade de alguém comprar um booster único, pois a chance de ganhar o que não se quer é grande. Por outro lado a compra do case de Pathfinder que vem com 64 boxes de minis médias e 12 de minis grandes não dá a certeza de se completar a coleção e chega com um valor bem salgado, praticamente o dobro do que estávamos acostumados, mas vem com um presente para o incentivo. A compra dos cases iniciais garante aos compradores um Huge Black Dragon exclusivo para lojistas. Um número limitadíssimo do mesmo foi produzido. Ou seja poucas almas vão ter o "desprazer" de encontrar o bichano na sua frente.


Além das 40 miniaturas da coleção chamada Heroes and Monster, a Paizo também lançou previamente um started com 4 miniaturas de personagens icônicos. Uma ladra, uma clériga, um guerreiro e um mago.


Aquém dos valores as miniaturas de Pathfinder vem suprir um vazio que a Wizards deixou e vai aproveitar ao máximo suas vendas no período de lançamento, estratégicamente colocado no periodo principal que antecede ao Natal, uma das datas de maior consumo mundial.


Não existe dúvida de que os Grandes Dragões Negros vão desaparecer das prateleiras num piscar de olhos.
Para você que ficou curioso sobre estas minis, veja abaixo algumas imagens, e desta vez praticamente todas já dos produtos finais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário