sábado, 10 de dezembro de 2011

Loucura na Abadia Gardmore

Tenho acompanhado durante vários anos os mais diversos tipos de materiais de RPG. Aventuras, livros, suplementos, romances, vários me surpreenderam, vários me decepcionaram, alguns achei originais outros nem tanto, e assim por diante.


Depois de tantos anos vendo vários lançamentos dos mais diversos tipos chega uma caixa de D&D que eu simplesmente adorei.


Loucura na Abadia Gardmore traduzindo do titulo original Madness at Gardmore Abbey, é uma caixa para D&D 4edição que eu diria no mínimo que é original.






Dentro dela, você vai encontrar o de sempre: livros, mapas, tiles, cards, tokens, etc,...e um baralho. Um baralho muito famoso: O Baralho das Surpresas, ou como é conhecido em inglês The Deck of Many Things.


Este artefato não é surpresa para os jogadores veteranos, nem novidade é. Mas a forma como o Box foi feito, me impressionou. Uma aventura completa, desmembrada em 4 livros onde o principal é além de apresentar os heróis ao artefato, é fazer com que eles interajam com ele.


Deixe-me começar falando do que você vai encontrar dentro do box. Primeiro você vai ver 4 livros de 30 páginas aproximadamente cada um deles, podendo um ou outro variar para mais ou para menos.
Cada um dos livros se divide em assuntos diferentes.




Um deles descreve a Abadia Gardmore, sua história, localização e principalmente o envolvimento do local com o artefato mágico. É neste livro que se encontra a descrição do artefato inclusive.
Outro descreve os inimigos e aliados. Nele encontram-se personagens bem interessantes com ótima descrição. Também nele se encontra um grupo de personagens rivais que podem competir, cooperar ou atrapalhar os heróis. E várias missões maiores e menores .
Os dois últimos livros descrevem os mais diversos tipos de encontros que a aventura propõe. Apresentando táticas, estatísticas de monstros e desenrolar de cenas. Algumas criaturas que são apresentada no livro de inimigos e aliados tem suas estatísticas apresentadas somente nestes últimos dois livros.


Além dos livros, o usuário também encontra no box, 2 enormes mapas frente e verso apresentando diversos cenários. 


Gardmore - Apresenta o interior da Abadia de ambos os lados, um dos mapas dividido em dois cenários e outro com um cenário amplo do templo de Bahamuth. 


The Tower: O segundo mapa apresenta mais duas visões de locais interiores, um templo menor e uma alcova com estátuas de um dos lados, enquanto que no verso, temos a visão de 4 andares de uma torre de vigia.




Completando a caixa se encontram uma lâmina de tile, com terrenos específicos para que você possa mudar da maneira que quiser seus mapas, ou se preferir adicionar a sua coleção particular de tiles. Dentro dos livros são apresentados vários usos dos tiles com os tiles das coleções antigas, formando os mapas de encontros da aventura. Da mesma forma para quem não tiver miniaturas, uma lâmina de tokens acompanha o box, com imagens dos principais personagens da aventura, infelizmente não de todos, e na minha opinião faltaram alguns bem cruciais. Também dois cards de tesouro, são adicionados a lista de materiais, um deles inclusive descrevendo uma Moonblade.





E finalmente o último item do Box, e na minha opinião o mais legal, é o Baralho das Surpresas. As 22 cartas que compõe o artefato mágico se encontram agora "ao vivo e a cores" ao alcance das mãos de mestres e jogadores.


Quem não nunca tentou a sorte com este baralho? Lembro que nas minhas campanhas o item apareceu 3 vezes. Duas vezes com um mesmo grupo jogando campanhas diferente e uma vez com um segundo grupo. O item que deveria ser vendido/destruído/escondido/doado gerava tanto poder sobre os JOGADORES, sim a influência que este item cria, se concentra mais na vontade do jogador do que na do personagem, que seu uso é praticamente obrigatório. 


Em todas as três vezes em que foi usado, o item trouxe alguns benefícios, mas sempre trouxe consigo algo que de ruim. A carta ruína, apareceu nas três vezes em que o baralho foi encontrado pelos heróis, e as discussões sobre o maldito uso eram intermináveis. Ver todos os itens suados do grupo, sumirem assim do nada era frustrante. Mas na verdade o baralho agrega em diversão. Impossível não rir, chorar, e principalmente esquecer das aventuras onde ele era visto.


Agora segue uma pequena sinopse da aventura.


Loucura na Abadia Gardmore, introduz ao mestre e seus jogadores, um local que originalmente protegia o item. Uma antiga ordem de cavaleiros de Bahamuth, havia encontrado o artefato em uma de suas muitas andanças e o confinou protegendo o item da cobiça mundana no interior de sua abadia. O item estava seguro no interior do local e se pretendia que por lá ficasse, não fosse a estupidez do capitão dos cavaleiros, que em um fatídico dia temendo a incursão de um exército inimigo, recorreu ao baralho procurando por auxilio. A carta retirada após o embaralho no entanto não foi a desejada. A carta da Morte, materializou inimigos poderosos para enfrentar todos os cavaleiros da Abadia instantaneamente dentro de sua fortaleza. Pegos de surpresa pelo ataque, a abadia se transformou em uma ruína após uma das batalhas mais terríveis já presenciadas.


Mas o cair da fortaleza, naquele dia não foi a única catástrofe que ocorreu. A abadia Gardmore, protegida por encantos poderosíssimos criou um efeito que nunca ocorrera no Baralho das Surpresa. O artefato que sempre após o último uso de seu último dono desaparecia e se re-materealizava para ser encontrado novamente por outra pessoa em algum canto do mundo, desta vez teve sua magia transformada. Impedido pelas fortes proteções da Abadia, a magia poderosa e conflitante das duas forças resultou em algo impresumível. O baralho se separou. Espalhando suas cartas pelas mais diversas areas dentro e fora da Abadia. Agora todo tipo de forças encontra-se em uma corrida para reunir o baralho uma vez mais. Mas o que poucos sabem, é que o baralho tem vontade própria, e ele já escolheu com quem quer ficar: Os Aventureiros.


E dai? ficou ou não com gostinho de jogar? Nem preciso dizer que eu to me segurando.


Perai, não estou resistindo. Vou ter que usar o artefato.


Embaralhando.

Agora escolhendo a carta...

E virando ela com todo cuidado para descobrir o que é...ai que medão!



Ahh! A carta do sol! UAU! A carta me concedeu uma Vingadora Sagrada +5 contra jogadores imbecis que não sabem se portar a mesa durante as sessões! Que ótimo.


E agora? Será que arrisco tirar mais uma? Não. Minha vontade é mais forte.


Mas e a sua? É assim tão forte também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário