sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Goblins e goblins, Aranhas e aranhas

Como disse ontem, resolvi iniciar tópicos comparativos entre as miniaturas de D&D e Pathfinder.


A idéia é fazer com que quem não conheça as miniaturas tenha idéia principalmente das linhas de design entre as duas coleções.


Uma das coisas mais bacanas das minis de Pathfinder que realmente me agradaram é a uniformidade das miniaturas. Nesta primeira coleção tivemos quatro miniaturas de goblins, quase demais na minha opinião, mas considerando o uso de RPG, a idéia é coerente. Os quatro goblins possuem os mesmo traços, e dois deles são simplesmente repaint um do outro. O design dos goblins de D&D difere de Pathfinder principalmente na cabeça da criatura. Os goblins de Pathfinder possuem um "cabeção". Confesso que este novo look me agradou bastante.




Nesta imagem abaixo coloquei os quatro goblins de Pathfinder com algumas miniaturas de goblins de D&D. Embora compartilhem a mesma escala, é possivel notar mais uniformidade na de Pathfinder. Mas o mais bacana é que todas estas miniaturas podem ser colocadas juntas em uma mesa de RPG. A exemplo de D&D todos os goblins de Pathfinder são comuns.



As próximas criaturas que vamos dar uma olhada são as aranhas. As aranhas são desafios notórios nos encontros de RPG, portanto sempre úteis para o mestre. Pathfinder possui nesta coleção duas aranhas, a gigante e a cavernosa. Ambas as esculturas estão realmente belas, com detalhes variados e boa pintura. Talvez a aranha cavernosa poderia ter uma pintura um pouco melhor, mas sinceramente a criatura não fica comprometida.





Diferente do que acontece com os goblins, eu não achei que as aranhas fiquem indistintas das de D&D e  fiz uma comparação com três modelos e parecem que todas fazem parte da mesma família. Pra não mentir colocar todas elas juntas em uma única imagem me fez pensar em um desafio de aventura venenoso!



A aranha gigante como podemos ver na imagem acima fica com seu tamanho equiparado a spider of lolth e a deathjump spider, sendo que eu ainda sou mais da pintura da aranha de Pathfinder. A aranha cavernosa, se engrandece sobre suas três subordinadas e ocupa bem o lugar de uma criatura grande. Com a colocação da Aranha Huge de D&D temos uma noção perfeita da escala destas novas peças.

No geral achei que estas criaturas vistas hoje se enquadram muito bem nas coleções e aventuras de qualquer mestre. E considerando a escala perfeita, o aproveitamento para RPG me parece correto. A aranha gigante é uma peça comum, portanto assim como as aranhas menores de D&D fácil de adquirir, o mesmo já não se pode dizer da Caveweaver que é uma miniatura rara, e por conta de sua bela escultura, ocupa uma posição de destaque entre as outras criaturas da mesma categoria na coleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário