segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Menzoberranzan - Cidade de Intriga

E mais um material dentre os diversos lançados para a campanha Rise of the Underdark ganha espaço para um reviwe aqui blog. Desta vez, é um livro, daqueles que apenas pelo título já ganha uma importância dantesca no cenário rpgístico.

Menzoberranzan, City of Intrigue, é um livro que traz em seu conteúdo, descrições e informações sobre a cidade drow mais famosa do cenário de Forgotten Realms de mesmo nome do título do livro.

A cidade drow ganhou fama quando o famoso autor Robert Anthony (R.A.) Salvatore escreveu a trilogia Legends of Drizzt, e apresentou a história de origem, do elfo negro, desde o seu nascimento até sua fuga do subterranêo. O primeiro livro da trilogia conhecido como Homeland, se passa praticamente inteiramente na cidade drow.



Após este momento, Menzoberranzan apareceu em diversos outros romances e passou também por vários outros autores. 

A cidade também sempre foi retratada nos suplementos e livros guias de campanhas dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms), como a maior e principal cidade subterrânea existente. 

O novo suplemento lançado no último trimestre de 2012, trás em suas páginas a responsabilidade de recontar as antigas histórias, já conhecidas pelos fans do cenário de Forgotten Realms, como também de atualizar seu conteúdo com o momento contemporâneo proposto pela linha da 4e.


Um grande receio dos fãs se encontrava no fato de que se temia, que a mecânica de jogo da 4e ditasse o tom histórico do suplemento, e pudesse vir a interferir negativamente em seu conteúdo.

Mas a verdade é que o livro, é praticamente nulo quanto a mecânica de jogo. Não existe referência alguma, nem citação, nem tabela, nem apontamento que sequer sinalize o livro como um suplemento restrito a 4e por exemplo. E tanto isto é importante, que este material acaba se tornando útil não apenas para jogadores da 4e como pode ser aproveitado por jogadores dos sistemas antigos de D&D como também para o sistema futuro o tão falado, D&D Next.

Os autores do suplemento tiveram o cuidado de praticamente pincelar todos os acontecimentos históricos importantes vivenciados pelos elfos negros. Desde a criação da raça, da cidade, das principais guerras, até o momento atual. 

Aliás, Menzoberranzan se torna importante principalmente por conta deste fato, pois norteia os principais fatos envolvendo a campanha Rise of the Underdark.


O conteúdo do livro se divide em seis capítulos, o primeiro retrata e conduz os principais fatos históricos, o segundo fala sobre caminho e as intenções de Lolth, a deusa dos elfos negros; o terceiro apresenta as diversas facções e casas drows e não-drows ativas em Menzoberranzan; o quarto apresenta toda a cidade, seus bairros, seus arredores e locais famosos como a Melle-Magthere, local onde o elfo negro Drizzt Do`Urden iniciou seu treinamento em combate.





O quinto capítulo se entitula o Norte Escuro, e apresenta as diversas cidades vizinhas a capital dos elfos negros, como Mithrall Hall por exemplo, mas não apenas cidades, locais importantes também vem a tona.

E o sexto capítulo aponta as principais motivos que um jogador possa ter para se tornar um elfo negro em uma campanha. A título de curiosidade, nem mesmo neste ponto aparece nenhuma referencia de criação de personagem ou uso de regras de determinado sistema.

Minha opinião sobre o livro é que da mesma forma que aconteceu com Halls of Undermountain, ele poderia ter mais do que suas 128 páginas, principalmente considerando o tema do suplemento, mas seria um erro depreciar o material. A neutralidade do conteúdo o torna útil para qualquer grupo de jogadores, e o mesmo possui informações ricas para qualquer sistema de D&D. Ao mesmo tempo, a neutralidade do livro acaba se tornando um pouco seu calcanhar de aquiles. Porque é praticamente impossível para um mestre ou jogador de determinado sistema não se frustrar pela falta de estatísticas de determinado personagem ou clã ou facção.


Preso na última aba do livro se encontra um belíssimo mapa da cidade e de seus arredores. O mapa é preso e precisa ser destacado de seus picotes para ser usado. Eu sinceramente não sou fã deste sistema de acréscimo de mapa, mas entendo o funcionamento, pois isto impede a necessidade da colocação de uma embalagem especial para o acréscimo do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário